03/06/2008

Conto gramatical: VIVA A PONTUAÇÃO!

Um certo dia, num fim de semana indefinido, houve um grande jogo de palavras, em que verbos vinham de todos os nomes do mundo.
Nesse jogo participava a equipa passiva e a activa; os elementos da passiva não continham adjectivos, nem preposições malucas, eram a equipa que continha mais tranquilidade. Enquanto na equipa activa, que era uma equipa bastante agressiva, continha bastantes adjectivos, antónimos e também era batoteira, tendo o Pinto Condicional a subornar os predicados. Durante todo o jogo, a equipa passiva, era prejudicada devido a frases simples causadas pelos predicados, mas mantinha a sua tranquilidade; enquanto a activa mantinha a sua diferença no quadro de palavras. O Pinto Condicional nem se preocupava com o resultado, só queria era ganhar!
Então, de repente, no meio do jogo ouve-se um grito de um dos nomes:
- Ó predicados! Vejam lá se param de apitar ao complemento circunstancial, de modo aos passivos!
Vira-se outro e diz:
– Pois é!
Os predicados começam a ficar indefinidos com os gritos dos nomes; então, em plural, os predicados dizem:
- O jogo está viciado! O Pinto Condicional é um ponto imperativo todo marado!
Depois disto, o jogo foi decidido e a passiva ganhou, e com a sua vitória ganharam a taça Pontuação. E o Pinto Condicional fora acompanhado para a saída pelos agentes da passiva, sendo alvo de adjectivos por todos os nomes presentes. A equipa activa fora punida, mas não severamente, enquanto a passiva mantivera sempre a sua tranquilidade.

Texto por Bruno Oliveira, do 8ºB

1 comentário:

Susana Júlio disse...

Cheio de trocadilhos e situações engraçadas! Posso começar a colocar aqui alguns poemas teus?