08/06/2008

MENINA À JANELA

Às vezes, pergunto-me o porquê da solidão.
Às vezes, penso no mundo lá fora.
Às vezes, o olho lá para fora, através daquela janela rectangular.
Às vezes, olho para o mar e fico horas a admirá-lo.
Às vezes, penso no porquê de estar fechada naquele quarto.
Às vezes, apetece-me fugir mas não fujo.
Às vezes, tento suportar tudo mas não consigo.
Às vezes, penso no porquê de existirmos.
Às vezes, acho que tudo é um verdadeiro disparate.
Às vezes, olho através daquela janela e vejo que há mais coisas para além de mim…
Vejo um mundo em meu redor.

texto poético produzido por Tânia Nunes, do 7ºD
_______________________________________________________
O que significa viver

Estava à janela e pus-me a pensar
Porque será que tudo me corre mal

Olhei para a lua e tentei perceber
Qual será o significado de viver

Sem ter uma razoável explicação
Continuei nesta situação

Pensei para mim mesma
Porque é que tenho coração

Mais tarde percebi
Que a vida é mesmo assim

Às vezes estamos bem
Outras, nem por isso…

Mas tudo tem
Uma razão de ser

Talvez seja esse
O significado de VIVER!
texto poético realizado pela Bruna Bernardes, do 8ºA
________________________________________________
Vou-vos contar uma história de uma aventura minha que nunca julgariam ser possível e, possivelmente, não vão acreditar.
Aquele quadro sempre captou a minha atenção, não pela imagem ou textura, mas pelo sentimento que me fazia sentir: inexplicável.
E eu até nem ligo muito a obras de arte. Acontece que houve um dia em que ao debruçar-me no quadro caí…caí para o meio do odor das tintas, para o meio d`A Menina à Janela, e fui parar ao lado dessa rapariga. Ela parecia estar à minha espera, pois limitou-se a olhar para mim, sorrindo. Eu estava demasiado assustado para falar e olhei para a janea. Mas…esta estava na parede. Ali estava um quadro, um quadro a mostrar uma sala…que era a sala de onde eu caí.
- Não tenhas medo e vem para o meu lado, à janela. – disse a menina.
Eu, ainda receoso, nada disse, mas algo me dava vontade de lá ir…e fui.
Eram incríveis as sensações de uma janela à beira-mar, ainda para mais acompanhado. Mas decidi que estava no momento de voltar a casa. Virei-me para trás e tropecei, desta vez muito longe do quadro, e fui bater com a cabeça na mesinha de cabeceira, gritando de dor. Quando me levantei, estava de volta ao meu quarto, caído ao lado da cama. Percebi, de imediato, que fora tudo um sonho e que tinha caído da cama, batendo com a cabeça.
Um sonho demasiado real para ser verdade…
texto realizado por Gonçalo Louro, do 8ºC
* Textos realizados com base na observação do quadro: "Menina à Janela", de Salvador Dali.

2 comentários:

Susana Júlio disse...

Às vezes, basta olhar para as coisas de uma outra forma para as entedermos de igual modo...tudo parte de nós! :)

Susana Júlio disse...

O significado de VIVER consiste em dar sempre mais um passo à frente, todos os nossos dias. com força e determinação!