01/07/2008

TRUQUES PARA A VIDA!


"O que as escolas não ensinam
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates* proferiu numa conferência numa escola secundária sobre 11 coisas que os estudantes não aprendem na escola.

Ele disse que a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem noção da realidade e, que esta política tem levado as pessoas a falharem na sua vida depois da escola.

Muito conciso, quando todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais, falou apenas 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero.


Regra 1: A vida não é fácil - habitue-se a isso.


Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil ANTES de sentir-se bem consigo mesmo.


Regra 3: Vocês não vão ganhar 5.000€ por mês assim que saírem da escola. Não serão vice-presidentes de uma empresa com carro e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.


Regra 4: Se vocês acham os professores exigentes, esperem até ter um chefe. Ele não vai ter pena de ninguém.


Regra 5: Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não diminui a vossa posição social. Os vossos avós têm uma palavra para isso: chamam-lhe oportunidade.


Regra 6: Se vocês falharem, não é culpa dos vossos pais. Então não lamentem os erros, aprendam com eles.


Regra 7: Antes de vocês nascerem, os vossos pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir-vos dizer que eles são "ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo corrigir os erros da geração dos vossos pais, tentem arrumar o vosso próprio quarto.


Regra 8: As escolas podem ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Na maioria das escolas vocês não repetem o ano e tem quantas hipóteses precisarem até conseguirem positivas. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se falharem, estão despedidos, RUA!!!!! Acertem à primeira vez.


Regra 9: A vida não é dividida em períodos. Vocês não vão ter sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.


Regra 10: Televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o bar ou a discoteca e ir trabalhar.


Regra 11: Sejam simpáticos com os “cromos” (aqueles colegas que vocês acham marrões). Existe uma grande probabilidade de virem a trabalhar PARA um deles.


* Se foi o Bil Gates, não tenho de todo a certeza, mas é uma reflexão interessante para esta época de fim de ano lectivo."
retirado do blog Um Quarto de Fadas.
Tudo na vida tem de ser aprendido com uma certa humildade. Tudo na escola passa por ser uma espécie de mini-sociedade onde se aprendem as regras essenciais que nos poderão pautar um dia, no futuro...mas as "coisas" acabam por ser algo diferentes na "vida lá fora". É preciso estar desperto e começar a "treinar"!

2 comentários:

Porcelain disse...

Conhecia... esteja Bill Gates na origem deste texto ou não... é bom que eles prestem atenção, pois cada um destes conselhos é absolutamente válido e só quem nunca experimentou pôr o pé no mundo real, é que pode duvidar disso.

O tom duro que habitualmente têm as pessoas que sobem a puslo à custa do próprio esforço e trabalho não costuma ser muito diferente deste que aqui me parece a mim ser aqui evidente...

Os teus meninos têm cá uma sorte em ter uma professora como tu...
;-)

Bjoka!

Å®t Øf £övë disse...

Su,
Talvez por Bill Gates ser tão inteligente ao pensar desta forma, é que tenha tido a oportunidade de chegar até onde chegou.
Bjs.